sábado, 10 de dezembro de 2011

A autora Odete Praça conversou connosco. Depois da apresentação do seu livro e sessão de autografos, já na sala de aula, escrevemos esta entrevista baseada na conversa.

Como surgiu a ideia de escrever o livro “A avó e a escola”?
Esta história surgiu de uma brincadeira com os meus netos, o Francisco e o Vicente. Eu ajudava-os a fazer os trabalhos de casa e das nossas conversas surgiu este livro.

Foi difícil escrever este livro?
Não é difícil escrever um livro. Eu escrevo aquilo que sinto.

Já tem muitos livros publicados?
Não, este é o meu primeiro livro publicado.

Que editora publicou o seu livro?
Foi a Areal. Este livro faz parte da coleção Pasta Mágica que reúne vários autores.

Vai publicar mais livros?
Certamente que sim. Aliás , já está um livro na editora pronto a ser publicado.

Qual o seu título?
Vai chamar-se ” A avó sabe…”

E de que vai falar o seu próximo livro?
Vai falar sobre a sabedoria dos mais velhos. As pessoas mais velhas já viveram mais tempo e noutros tempos por isso têm muito para nos ensinar. Devemos escutar as pessoas mais velhas pois elas têm muita sabedoria. Os provérbios são um bom exemplo da sabedoria popular. Ao escrever gosto de passar mensagens. Os meus textos transmitem valores às crianças, como por exemplo, o respeito.

O que sentiu ao ver o seu livro publicado?
Fiquei muito satisfeita. Mas só senti um enorme prazer e felicidade depois de ver as reações dos meninos que já o leram. Gosto muito de ir às escolas falar com os meninos.

Nas suas poesias quais são os seus temas preferidos para escrever?
Gosto muito de escrever sobre a Natureza e os sentimentos do homem.

Já escreveu alguma peça de teatro?
Sim. Apesar deste meu livro estar escrito em poesia, os meus leitores podem facilmente adapta-lo ao palco ou até mesmo a canções.

Com que idade começou a escrever?Mais ou menos com a vossa idade. Mal aprendi a ler e a escrever comecei a fazer pequenas histórias.

Foi sempre escritora?
Não, fui professora de matemática a alunos mais velhos, do 5º até ao 12º. Também trabalhei em editoras mas a escrita de livros surgiu mais tarde com a minha reforma do ensino.

Conhece o ilustrador do seu livro, Abigail Ascenso?
Não. Foi a editora quem o escolheu, o ilustrador desenhou conforme a sua interpretação.

Mas gostou das ilustrações feitas?
Gostei, mas inicialmente não fiquei logo convencida pois não as tinha imaginado assim… Agora gosto do que vejo.

Qual é o melhor sítio para escrever?
Qualquer sítio. Às vezes estou a dormir e surge uma ideia, acordo, acendo a luz e escrevo-a num papel. No dia seguinte, escrevo-a ou guardo-a para usar noutra ocasião.

O que surge primeiro, o texto ou o título?Primeiro, escrevo o livro e só depois penso no título.

Que concelhos deixa aos meninos desta escola?
Quero dizer que a escola é um sítio maravilhoso. Nós podemos aprender em qualquer sítio, na escola, no jardim, com os avós, a professora, os pais , os amigos… Tudo o que aprendem é fundamental para o vosso sucesso. Olhem bem para as palavras. Devem conhecer as palavras, a sua escrita e o seu significado. Às vezes encontro alunos mais velhos que não entendem o que lêem, dão muitos erros e não sabem explicar o que é pedido. Estejam atentos para isso não vos acontecer. Os professores dão-vos ferramentas e vocês tem que as usar . Eu gosto muito de ler e de escrever porque tive bons professores. Os professores do 1º ciclo são muito bons, escutem-nos com atenção.

Obrigada, pelo seu tempo. Gostamos muito de a conhecer.











Sem comentários:

Enviar um comentário